Quém vai ganhar a copa do mundo de 2010 ?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Orientações sobre casamento

1 - YAOHUH UL reserva para Si a prerrogativa de escolher a companheira do homem.
2 - YAOHUH UL proíbe as associações de qualquer tipo entre aqueles que são Seu povo e aqueles que não são, especificamente o casamento.
3 - YAOHUH UL não pode negar-se a Si mesmo, portanto não pode aprovar, abençoar ou reconhecer qualquer casamento feito em independência de Sua determinação ou fora das limitações impostas por Ele.
4 - Se entendemos que o casamento de um membro do Seu povo com alguém de fora do Seu povo não é autorizado, e portanto não reconhecido, devido à independência e exclusão da participação de YAOHUH UL, menos ainda são os casamentos feitos entre as pessoas onde ambas não pertencem ao povo de YAOHUH UL, onde Ele não participa em nada de suas vidas.
5 - Sendo esta a condição destas uniões, não é nem o caso de se questionar se pode ou não haver uma separação, pois tais uniões não constituem um casamento aos olhos de YAOHUH UL. Mais adiante veremos esta questão com mais detalhes. Uniões feitas num pacto a dois, são quebradas quando os dois concordam em quebrá-la. YAOHUH UL não participou do pacto e nem participará da quebra do pacto.

Senão vejamos alguns exemplos escriturais a respeito. Peço sua atenção e paciência quanto a este texto, pois é extenso, mas precisa ser reproduzido na íntegra:

"Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de YAOHUH UL, ajuntou-se a ele de Yaoshorul mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro. Então, Solkhanyaohu (Secanias), filho de Yaoul (Jeiel), um dos filhos de Elam, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso ULHIM, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Yaoshorul. Agora, pois, façamos aliança com o nosso ULHIM, de que despediremos todas as mulheres e os seus filhos, segundo o conselho de YAOHUH e o dos que tremem ao mandado do nosso ULHIM; e faça-se segundo a lei. Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age. Então, Esdras se levantou e ajuramentou os principais sacerdotes, os levitas e todo o Yaoshorul, de que fariam segundo esta palavra. E eles juraram.
Esdras se retirou de diante da Casa de YAOHUH UL, e entrou na câmara de (Yaohukhanam) Joanã, filho de Uliasib, e lá não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinham voltado do exílio. Fez-se passar pregão por Yaohudah e Yaohushuaoleym a todos os que vieram do exílio, que deviam ajuntar-se em Yaohushuaoleym; e que, se alguém, em três dias, não viesse, segundo o conselho dos príncipes e dos anciãos, todos os seus bens seriam totalmente destruídos, e ele mesmo separado da congregação dos que voltaram do exílio.
Então, todos os homens de Yaohudah e Benyamin, em três dias, se ajuntaram em Yaohushuaoleym; no dia vinte do mês nono, todo o povo se assentou na praça da Casa de YAOHUH UL, tremendo por causa desta coisa e por causa das grandes chuvas. Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e lhes disse: Vós transgredistes casando-vos com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Yaoshorul. Agora, pois, fazei confissão a YAOHUH, UL de vossos pais, e fazei o que é do Seu agrado; separai-vos dos povos de outras terras e das mulheres estrangeiras. Respondeu toda a congregação e disse em altas vozes: Amnao (assim seja); segundo as tuas palavras, assim nos convém fazer. Porém o povo é muito, e, sendo tempo de grandes chuvas, não podemos estar aqui de fora; e não é isso obra de um dia ou dois, pois somos muitos os que transgredimos nesta coisa. Ora, que os nossos príncipes decidam por toda a congregação, e que venham a eles em tempos determinados todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras, e com estes os anciãos de cada cidade, e os seus juízes, até que desviemos de nós o brasume da ira do nosso ULHIM, por esta coisa. No entanto, Yaohunathan (Jônatas), filho de Asaul, e Jazeías (nome original ainda em pesquisa), filho de Ticvah, se opuseram a esta coisa; e (nome original ainda em pesquisa) Mesulão e (nome original ainda em pesquisa) Sabetai, levita, os apoiaram.
Assim o fizeram os que voltaram do exílio; então, Esdras, o sacerdote, elegeu nominalmente os homens cabeças de famílias, segundo a casa de seus pais, que se assentaram no dia primeiro do décimo mês, para inquirir nesta coisa; e o concluíram no dia primeiro do primeiro mês, a respeito de todos os homens que casaram com mulheres estrangeiras". - Esdras 10:1-17

"O resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo e todos os que se tinham separado dos povos de outras terras para a lei de ULHIM, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham saber e entendimento, firmemente aderiram a seus irmãos; seus nobres convieram, numa imprecação e num juramento, de que andariam na lei de ULHIM, que foi dada por intermédio de Mehushua, servo de ULHIM, de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos de YAOHUH, nosso UL, e os Seus juízos e os Seus estatutos; de que não dariam as suas filhas aos povos da terra, nem tomariam as filhas deles para os seus filhos...". - NaokhemYAOHU (Neemias) 10:28-30

A primeira consideração necessária quanto aos textos acima é que eles estão em harmonia com os textos anteriormente citados das escrituras, onde YAOHUH UL proíbe o casamento com mulheres de fora de Seu povo (estrangeiras).

A segunda consideração necessária é observarmos, com atenção, que a separação dos casais não se constituía em divórcio, uma vez que YAOHUH UL nunca considerou estas pessoas como casadas. Muitas delas até mesmo tinham filhos, mas também isso não caracterizava um casamento aos olhos de YAOHUH UL.

Os que defendem a indissolubilidade de toda e qualquer união, partem da premissa errada de que todos os casamentos são reconhecidos, abençoados e aceitos por YAOHUH UL, o que vemos com clareza que não é fato. Também interpretam erradamente as palavras de YAOHUSHUA de que "O que YAOHUH UL ajuntou não o separe o homem" como aplicável a toda e qualquer união, quando na verdade YAOHUSHUA está se referindo exclusivamente aos casamentos onde YAOHUH UL ajuntou (pacto a três), e não a todos.

Nenhum comentário: