Quém vai ganhar a copa do mundo de 2010 ?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Como tratar de união já consumada

Existem diversas situações sobre as quais a Oholyao terá a responsabilidade de julgar e ligar ou desligar, conforme for a orientação do RUKHA ULHIM que nela habita.
As pessoas do mundo, que ao conhecerem YAOHUSHUA se convertem e ingressam na Oholyao, passando então a fazer parte do Corpo de YAOHUSHUA, podem já vir de lá numa situação de união matrimonial, podendo ser esta a primeira união destas pessoas, mas podendo também ser a segunda, terceira, etc. Sabemos disso pela longa experiência de receber pessoas, as mais diversas, ingressando na Oholyao.
As escrituras nos dão uma base sólida para lidar com todas estas situações, uma a uma.
Vejamos:

"Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas YAOHUH UL, que a mulher não se separe do marido; e que o marido não se aparte de sua mulher". - 1 Coríntios 7:10-11

"Aos mais digo eu, não YAOHUH UL; se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido que crê. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; YAOHUH UL vos tem chamado à paz. Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?" - 1 Coríntios 7:12-16

Em primeiro lugar é necessário observar os dois textos acima, que embora eu os tenha separado para enfatizar, fazem parte de um único discorrer de Shaúl (Paulo) sobre o assunto.
A primeira observação muito relevante é que Shaúl (Paulo) começa o verso 10 se dirigindo aos casados. A estes, ele primeiramente informa que é YAOHUH UL Quem está ordenando, e não ele, Shaúl. Com relação a estes, que ele considera casados, e que YAOHUH UL também considera, a ordem é clara de não separação.
A segunda observação muito relevante é que Shaúl é bastante breve em falar aos casados, até porque o que havia para ser ordenado da parte de YAOHUH UL era suscinto e direto. As palavras de Shaúl quanto aos casados é só uma reafirmação e confirmação das palavras de YAOHUSHUA: "O que YAOHUH UL ajuntou, não o separe o homem".
No verso 12, porém, Shaúl inicia se dirigindo aos mais ou aos outros, dependendo da tradução.
Ora, se Shaúl abre sua fala aos casados e em seguida se dirige aos outros, é simples questão de bom senso e entendimento claro, que nesta segunda parte ele não está se dirigindo a pessoas que ele considere como casadas, pois já o fez anteriormente. No discorrer de Shaúl há, pois, OS CASADOS, e há OS OUTROS. Dois grupos distintos de pessoas e tipos de relacionamento.
Agora, começamos a observar quem são estes não-casados a quem Shaúl se dirige: São casais onde um dos cônjuges crê, mas o outro não, inclusive podendo já ter filhos.
Shaúl deixa muito claro em seu discurso a distinção que é feita entre uma união feita por YAOHUH UL e uma união feita pelo homem, pelo simples fato de que YAOHUH UL não dá a um filho Seu uma companheira incrédula, que não tenha condição de cumprir sua missão de ajudadora. Nem tampouco YAOHUH UL iria doar uma serva Sua como ajudadora de um incrédulo. Ele previamente já proibiu tal tipo de união.
Outra observação igualmente importante é que, quando Shaúl se dirige aos não-casados, ele deixa claro que não é YAOHUH UL Quem está falando, explicitando que esta é uma posição pessoal dele, Shaúl. "Aos mais digo eu, não YAOHUH UL". Até nisso notamos a maravilha da posição de autoridade de YAOHUH UL, pois Ele fala aos casados, mas é Shaúl quem fala aos outros, de cuja união YAOHUH UL não participou, e não participaria agora, já consumada que está. YAOHUH UL não dirige a palavra aos não-casados, mas é Shaúl quem o faz.
Contudo, temos que considerar, que a grande maioria destes casos chegou a esta situação, devido à união ter sido feita antes que qualquer um dos dois se convertesse. Se um Yaohushuarri ou Yaohushuahot tomar em união um cônjuge incrédulo, já de antemão transgrediu a determinação de YAOHUH UL, e o que se pode esperar desta união certamente não são bênçãos, mas a ausência de YAOHUH UL no que vier a acontecer.
O que o emissário Shaúl recomenda a este grupo de não-casados, baseado em sua unção e experiência com YAOHUH UL?
Em primeiro lugar, ele não impõe um pesado fardo de lei, onde o cônjuge incrédulo teria de ser despedido, segundo Esdras e NaokhemYAOHU. Sua primeira recomendação é que o cônjuge que crê não se separe, ao perceber ou chegar ao entendimento de que há agora uma união entre povos diferentes, além do fato de sua união ter sido feita em total independência de YAOHUH UL (pacto a dois). Ele afirma que a presença do Yaohushuarri ou Yaohushuahot em casa, produz uma santificação do cônjuge incrédulo e dos filhos, por estabelecer um padrão e limites de conduta. No plano espiritual, o que crê representa uma cobertura para os demais da casa.
Em segundo lugar, tendo ele mesmo escrito que não nos deveríamos colocar em jugo desigual com os incrédulos, entende que esta união, por não estar enquadrada nas palavras de YAOHUSHUA "O que YAOHUH UL ajuntou, não o separe o homem", é passível de ser desfeita, desde que a iniciativa seja do cônjuge incrédulo, que não queira se submeter à fé ou ao modo de vida do cônjuge que crê.
Neste ponto é oportuno esclarecer que, uma vez que esta união seja desfeita, pelo cônjuge incrédulo, sendo que esta união não representava um casamento aos olhos de YAOHUH UL, como já vimos anteriormente, os dois se encontram em total desimpedimento para contrair novas núpcias. O incrédulo, talvez nos mesmos moldes de independência da primeira união, uma vez que seus passos não estão entregues a YAOHUH UL; mas o Yaohushuarri ou Yaohushuahot, somente por escolha de YAOHUH UL com a aprovação da Oholyao.
O terceiro ponto digno de nota, no discorrer de Shaúl, é que ele deixa claro que o Yaohushuarri ou Yaohushuahot deve deixar o cônjuge incrédulo partir, se este for o desejo dele, argumentando que tal Yaohushuarri ou Yaohushuahot não tem nenhuma garantia de que conseguirá salvar o cônjuge, e acrescentando que YAOHUH UL nos tem chamado à paz e não a tormentos domésticos que causam grande mal ao casal e aos seus filhos.
Além disso, a palavra de Shaúl especifica o bem estar do Yaohushuarri ou Yaohushuahot e focaliza neles o benefício, pois quando ele diz "...não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; YAOHUH UL vos tem chamado à paz", ele está se referindo a uma libertação de jugo do que crê, pois se refere a "irmão" e "irmã", tratamento exclusivo dos Yaohushuarrim, e não de incrédulos.
Um último comentário acerca deste texto é que, tendo YAOHUSHUA determinado que casamentos feitos por YAOHUH UL não são separáveis por homem algum, e agora Shaúl autorizando o incrédulo a se separar, denota mais uma clara evidência de que Shaúl não reconhecia tais uniões como casamentos feitos por YAOHUH UL, caso contrário jamais os autorizaria, principalmente numa iniciativa de um incrédulo.

Nenhum comentário: