Quém vai ganhar a copa do mundo de 2010 ?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O relacionamento matrimônial e Deus

Os ensinamentos relativos à nossa edificação em YAOHUSHUA, como indivíduos, vão até o ponto de chegarmos ao alvo que é o próprio YAOHUSHUA. É podermos dizer que já não somos mais nós que vivemos, mas sim YAOHUSHUA que vive em nós. Para isso, teríamos de transcrever as escrituras integralmente, pois nela estão todos estes ensinamentos.
Contudo, como nosso assunto no momento se limita ao relacionamento de um casal, podemos reduzir bastante o texto, e até simplificá-lo, apresentando as duas posições espirituais apresentadas à mulher e ao homem, dentro de um casamento.

"Mulheres, sejam submissas ao seu próprio marido, como a YAOHUSHUA; porque o marido é o cabeça da mulher, como também YAOHUSHUA é o Cabeça da Oholyao, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a Oholyao está sujeita a YAOHUSHUA, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido". - Efésios 5:22-24

"Maridos, amai vossa mulher, como também YAOHUSHUA amou a Oholyao e a Si mesmo Se entregou por ela, para que a santificasse, pela lavagem de água pela palavra, para a apresentar a Si mesmo Oholyao esplendorosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também YAOHUSHUA o faz pela Oholyao; porque somos membros do Seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a YAOHUSHUA e à Oholyao. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido". - Efésios 5:25-33

A primeira consideração necessária aqui é que Shaúl escreveu estas diretrizes a Yaohushuahim, e não a incrédulos. Certamente os incrédulos não sabem Quem é YAOHUSHUA, não crêem nEle, e tampouco têm idéia do que seja a Oholyao como Seu corpo. Os irmãos em YAOHUSHUA, ou seja, a Oholyao, são o real alvo destas instruções e diretrizes.

Em segundo lugar, é necessário que se coloque uma cerca bem firme entre o primeiro texto e o segundo, pois o primeiro texto é dirigido a um grupo de pessoas, as mulheres, e o segundo é dirigido a outro grupo de pessoas, os maridos.

Se eu sou homem, e um texto é dirigido às mulheres, não é para mim que ele está sendo dirigido, e portanto deve ser uma responsabilidade das mulheres atentar para ele, não dos homens.
Semelhantemente, o segundo texto é dirigido aos maridos (homens), e assim não é às mulheres que ele está sendo dirigido, sendo, portanto, uma responsabilidade dos homens atentar para ele, não das mulheres.

Quando marido e mulher começam a atentar cada um para o texto do outro, é porque já abandonaram os deveres diante de YAOHUH UL e passaram a reivindicar direitos entre si. É nesta hora que realmente mostraremos se cremos num pacto a três ou apenas num pacto a dois. Marido e mulher reivindicando direitos entre si expressam a incredulidade num pacto a três, pois passam a tratar do assunto como se estivessem envolvidos num pacto a dois somente. Quando isso acontece, os dois estão, de fato, descartando a presença de YAOHUH UL neste pacto, com Sua justiça.

YAOHUH UL estabeleceu duas posições no casamento:

1) A posição da mulher: "Sejais em tudo submissas aos vossos próprios maridos, como a YAOHUSHUA.
2) A posição do homem: "Amai as vossas mulheres como YAOHUSHUA amou a Oholyao".

Cada um dos dois deve observar EXCLUSIVAMENTE a sua própria posição, SEM COBRAR a posição do outro. Quando um casamento é feito em YAOHUH UL, num pacto a três, Ele Se responsabiliza pelo pacto naquilo que Lhe diz respeito e é fiel a este pacto. Cabe a cada um observar somente a sua própria posição neste pacto, conforme os itens 1 e 2 acima.
Quando a mulher sustenta sua posição de submissão e o marido não sustenta sua posição de amor, certamente YAOHUH UL intervém com disciplina, pois sendo o marido o representante de YAOHUSHUA diante de sua esposa, Ele não admite ser mal representado.
Quando o marido sustenta sua posição de amor e a mulher não sustenta sua posição de submissão, certamente YAOHUH UL intervém com disciplina, pois sendo o marido o representante de YAOHUSHUA diante de sua esposa, a rebeldia contra o marido significa rebeldia contra YAOHUH UL.
O que eu quero dizer com isso?
Quero dizer que cada parte deve observar SOMENTE a si próprio quanto a estar ou não sustentando sua posição no casamento, diante de YAOHUH UL. Ela, se está na posição de submissão, e ele se está na posição de amor sem medida. Contudo, nunca o contrário deve acontecer, que seria ela observar se ele está em sua posição, ou ele verificar se ela está em sua posição, pois quem verifica isso é somente YAOHUH UL em Sua perfeita justiça.
Enquanto o marido exigir submissão da mulher e a mulher exigir amor dele, eles podem ter certeza de que nenhum dos dois está agradando a YAOHUH UL, e os conflitos domésticos estarão presentes como forma de disciplina. E certamente sabem que os conflitos não são agradáveis a nenhum dos dois. A paz é proveniente da obediência à palavra de YAOHUH UL, e o que ela diz é o que está escrito nos itens 1 e 2 acima.
A mulher deve submissão ao marido por causa de YAOHUH UL, e não por causa do próprio marido, e como tal, cabe a YAOHUH UL tratar com ela sobre este assunto, no pacto a três, e não ao marido.
O marido deve amar sua mulher por causa de YAOHUH UL, e não por causa da própria mulher, e como tal, cabe a YAOHUH UL tratar com ele sobre este assunto, no pacto a três, e não à mulher.
Um bom exercício para isso é a mulher pensar, em todas as situações, que está diante de YAOHUSHUA, e não diante de seu marido.
Por seu lado, o marido deve sempre olhar para sua mulher como YAOHUSHUA olha para a Oholyao, Sua Noiva.
Este é um excelente exercício, no qual ambos irão perceber as bênçãos que daí virão.

Ainda quero dizer isso:

1) Quem tem de YAOHUH UL autoridade, não precisa afirmar isso a cada minuto, pois quem o faz mostra não estar convicto de que realmente tem tal autoridade. O marido tem autoridade, e não tem necessidade de afirmar isso constantemente, nem para convencer a si mesmo, e nem para convencer a esposa. Se o RUKHA não convencer a esposa, certamente o marido não o conseguirá. O marido deve exercer autoridade na medida em que a esposa se coloque debaixo dele, e não tentando subjugá-la. Quando exercer sua autoridade, o marido deve seguir orientação do RUKHA ULHIM para tal, e não apenas colocar determinações de seus caprichos próprios, uma vez que a autoridade que possui não é dele próprio, mas sim delegada por YAOHUH UL. O marido deve entregar toda rebeldia da mulher aos cuidados de YAOHUH UL somente. Cabe ao marido envergonhar toda a rebeldia da mulher, pelo tanto de imenso amor que ele jorra sobre ela, e não por legalismo de letra morta. YAOHUSHUA amou antes de exigir submissão da Oholyao.
2) Quem tem a certeza do amor de YAOHUH UL deve ter a certeza do amor de seu marido, pois o marido é representante de YAOHUH UL sobre a mulher. Para uma mulher submissa, que mal existe do marido falar a todo instante que é ele quem manda em casa? Não é isso justamente o que a mulher submissa mais deseja? Que o marido mande em casa? Se as constantes afirmações do marido quanto a ser ele quem manda em casa (que eu já tratei no item 1) incomodam tanto a mulher, então ela deve rever no seu coração se sua submissão está perfeita, ou se isso a incomoda mais do que alegra. Tente imaginar YAOHUSHUA lhe dizendo todo dia que é Ele Quem manda. Isso iria incomodar tanto à mulher quanto possam incomodar as constantes afirmações do marido? Ou, antes, ela não concordaria alegremente que, sim, é ELE Quem manda em tudo? É bom também que a mulher saiba que o amor visa um benefício sólido e bem fundamentado, o que pode, por vezes, se traduzir em algum remédio amargo de se tomar, não significando por isso uma ausência de amor.

E isso também:

1) A rebeldia do marido em obedecer a palavra de YAOHUH UL pode se refletir como rebeldia em sua esposa contra ele, pois só tem autoridade quem está sujeito à autoridade.
2) A rebeldia da esposa em obedecer a palavra de YAOHUH UL pode se refletir como dureza do marido contra ela, pois o marido é o braço de YAOHUH UL para tratar com a mulher.

Nenhum comentário: